“Ano novo, vida nova”, já dizia o ditado popular. Com as resoluções do ano novo, vem muitas vezes o desejo de mudança. Esta mudança pode ser a diversos níveis, desde a saúde (desporto, dieta, meditação,…), à aquisição de algo (casa, carro, roupas, gadgets,…), à vivência de novas experiências (viagens, eventos, hobbies,…) ou a níveis mais estruturantes na nossa vida (relações, filhos, empregos, negócios,…).
Seja qual forma a mudança que procura, o mais certo é que esta só se tornará efetiva se conseguir transformar o desejo pela mudança num verdadeiro objectivo com o qual se compromete, e, se conseguir mudar os seus comportamentos. Ora isto dito assim parece lógico e logo, fácil. Mas mudar comportamentos, ou seja, mudar hábitos que estão enraizados, é algo que é bastante difícil, pois implica sair da nossa zona de conforto, para territórios novos e pouco explorados por nós. E muitas vezes, a insegurança espreita e acabamos por deixar o desejo de mudança para o ano seguinte.
Uma forma que temos para não cair nesta armadilha, é aprendendo. Pela aprendizagem desvendamos o mistérios daquilo que é novo para nós e tornamo-lo pouco a pouco, mais habitual. Aprender é portanto um bom primeiro passo para conseguirmos começar a mudar os nossos comportamentos.
Acontece que muitas vezes associamos à aprendizagem um processo, moroso, dispendioso e que nos obriga a mudar radicalmente a nossa rotina. Pois bem, neste artigo, deixo-lhe uma série de opções de aprendizagem online que contrariam toda esta noção. Aprender pode afinal ser simples, gratuito (em muitos casos) e feito no conforto da nossa casa, nos horários que mais nos convêm.
Em baixo encontra a minha lista com os 10 melhores sites de aprendizagem que conheço. Existem naturalmente muitas outras opções, algumas em português, como é o caso do eduke.me. A lista em baixo indica-lhe as alternativas que já experimentei e recomendo:
1. Coursera
O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line para todos.
2. Lynda
Tem cursos em áreas mais técnicas e artísticas, como vídeo, fotografia, música, software e muitas outras atividades. São muito úteis para quem gosta de aprender e fazer em simultâneo.
3. Academic Earth
Tem como missão tornar o acesso à educação universal. Apresenta inúmeros cursos gratuitos, de algumas das melhores universidades do mundo. É um excelente complemento ao Coursera.
4. Khan Academy
A Khan Academy oferece exercícios e aulas em vídeo em áreas mais gerais como matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Excelente para qualquer idade, funciona sobretudo à voltas das parcerias que tem com a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT, etc.
5. Udemy
Posiciona-se como um mercado online do ensino onde pessoas com algo para ensinar encontram-se com pessoas com algo para apreender. Conseguem com este método oferecer mais de 35,000 cursos online, sobre os mais diversos temas. Aqui encontra-se de tudo e nem sempre a qualidade é a melhor. Mas graças ao sistema de avaliação, é razoavelmente fácil fugir dos cursos que não são bons.
6. Codecademy
É um site para se aprender código com duas particularidades: foi desenhado de raiz para tirar máximo partido dos suportes online e foi construído com os preciosos inputs de empresas como o Facebook.
7. Code
Também dedicado à programação, diferencia-se do codecademy por se dirigir às crianças.
8. Masterclass
Faço desde já um aviso. Os cursos que aqui encontra não são gratuitos. Longe disso. E a oferta é ainda muito reduzida. Mas, aqui vai aprender com os melhores. Os seus professores vão ser nada menos que Dustin Hoffman, James Patterson, Serena Williams e Annie Leibovitz, entre outros ilustres de igual craveira.
9. Youtube
Provavelmente está habituado/a a olhar para o youtube como uma plataforma de entretenimento. Mas na verdade, encontra-se aqui de tudo, literalmente. Inclusivamente vídeos sobre como fazer, construir, dizer, preparar, melhorar,…. Pode ser um excelente ponto de partida para começar a saber algo mais sobre um determinado tema.
10. ITunes U
Tem o inconveniente de não integrar com sistema android, mas esta app que também pode ser acedida diretamente via itunes, oferece uma variedade bastante grande de conteúdos de aprendizagem, sendo que nem todos são gratuitos.
Adicionalmente, algumas das melhores universidades do mundo começam a disponibilizar plataformas de e-learning, muitas delas com conteúdos gratuito produzido por alguns dos seus melhores professores. São os casos de Harvard, MIT e Stanford.
E pronto. Com esta lista já tem muito por onde começar a aprender, para que fique um passo mais próximo das mudanças desejadas.
Se conhece outras opções que já experimentou e gostou, deixe o link num comentário a este artigo. Afinal de contas, todas as oportunidades para aprender alguma coisa nova, são boas oportunidades.